Anotações

AGORA JÁ PODEMOS FALAR UNS COM OS OUTROS NUMA SALA DE CONVERSAÇÃO (CHAT) QUE COLOQUEI NO BLOGUE A SALA CHAMA-SE "FOGAREIROS" NO BLOQUE EXISTE DO LADO DIREITO UMA CAIXA QUE É SÓ COLOCAR O NOME E CLICAR EM CONEXÃO E ESTÁ AUTOMATICAMENTE PRONTO A CONVERSAR COM QUEM ESTIVER NO CHAT ^(vê as imagens)

 Página inicial do Blogue




Janela que abre após fazer o login do chat





Motoristas de táxi – riscos profissionais


Um relatório da EU-OSHA respeitante às orientações sobre boas práticas para os motoristas de táxi destaca uma série de riscos a que estes motoristas estão expostos. O relatório “SST em números” do Observatório Europeu dos Riscos (da EU-OSHA) também identifica alguns dos principais problemas que afectam este grupo de trabalhadores.

O grupo dos motoristas de táxi inclui os motoristas com licença de táxi, os motoristas de viaturas de aluguer irregulares, os motoristas de limusinas e os motoristas de empresa. Devido às exigências da actividade, os motoristas de táxi podem expor-se a riscos de condução desnecessários. Entre os riscos a que os motoristas de táxi estão expostos contam-se os seguintes:
Riscos físicos
Vibrações: Os motoristas estão expostos à trepidação dos veículos que conduzem. Essas vibrações são mais ou menos prejudiciais consoante o tipo de veículo, a velocidade média e o número de horas de condução.
Movimentação manual de cargas, designadamente os actos de levantar, segurar, pousar, empurrar, puxar ou transportar: os motoristas de táxi movimentam cargas manualmente quando, por exemplo, levantam ou seguram em bagagens, empurram cadeiras de rodas ou ajudam pessoas com deficiência a apoiar-se.
Riscos associados a longas permanências na posição de sentado, nomeadamente as lesões musculoesqueléticas (LME) do pescoço, ombros ou costas, e as doenças cardiovasculares.
Riscos inerentes ao facto de “andarem na estrada”.
Riscos químicos e biológicos
Os motoristas profissionais, em particular os que trabalham na cidade, estão expostos a gases de escape e a outros poluentes.
Riscos psicossociais, incluindo o stresse e a violência
Riscos de stresse: trabalho repetitivo e monótono que exige um elevado grau de concentração; escassa margem de manobra para a tomada de decisões e relacionamento interpessoal muito fraco (trabalho solitário, com muito pouco contacto com colegas); organização do trabalho: horário de trabalho que dificulta os contactos sociais, turnos longos, etc.; elevado risco de fadiga: os motoristas chegam a fazer turnos de 10 ou 12 horas, e o trabalho nocturno e os horários irregulares podem provocar, por exemplo, perturbações do sono.
Violência: Os motoristas de táxi estão mais expostos à violência e à agressão do que a generalidade dos trabalhadores. Trabalham isoladamente e à noite, têm dinheiro consigo e podem ter de se deslocar a zonas pouco frequentadas e perigosas. Os clientes podem estar sob o efeito de álcool em excesso ou de drogas.
Riscos relacionados com o comportamento individual
Tabagismo;
Consumo de estimulantes, como o café, ou de álcool;
Falta de exercício físico – os motoristas de táxi têm um trabalho sedentário;
Fraca utilização do cinto de segurança por parte dos motoristas 

de táxi e dos seus passageiros.

oooooxooooo

VIAJAR DE TÁXI | DIREITOS DOS CLIENTES | O QUE DEVE SABER SOBRE TÁXIS

Conheça os seus direitos e deveres quando viajar de táxi, mas aquele taxista mal ataviado ou com a viatura suja felizmente quase não existe. Os motoristas de táxi atualmente são profissionais com curso e certificado profissional, com boa imagem e onde o atavio e educação destes profissionais contribui para o desenvolvimento do turismo em Portugal, assim como para o bom relacionamento entre taxista e cliente.

O TAXISTA PODE RECUSAR A VIAGEM OU O SERVIÇO?

Numa situação normal não pode. Mas é certo que estes profissionais também tem que ser respeitados e quando a situação o justifica, tem o direito de recusar a viagem ou o transporte de clientes. Por exemplo, se o possível cliente estiver alcoolizado, se a sua higiene for precária ou adotar comportamentos menos próprios podem se recusar a prestar o serviço.

QUAIS OS DIREITOS QUE O CLIENTE DEVE SABER QUANDO VIAJA DE TÁXI
»O táxi tem que obedecer ao sinal de paragem
»O motorista não pode ser mal educado ou pouco correto
»O taxista é obrigado a acionar o táximetro corretamente de acordo com as regras gerais
»O motorista não pode ter o taxímetro escondido ou tapado
»O motorista tem que ter afixado no tablier, o cartão profissional (CAP),
»O motorista tem que cumprir com a orientação ou itinerário pedido pelo cliente
»O motorista não pode recusar o transporte de cão guia de passageiro invisual
»É obrigado a emitir recibo, com o nº contribuinte e matricula
»O taxista tem que ter no minimo troco até 20€
»A apresentação pessoal do motorista tem que ser bem cuidada
»Interior e exterior da viatura suja tem que estar em perfeitas condições de higiene
»Se o motorista de táxi não pode fumar dentro do veículo
»O motorista é obrigado a colocar o cinto de segurança quando não transporta clientes dentro das localidades e sempre fora das localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário