História do automóvel
Em 1807, os primeiros carros movidos por um motor de
combustão interna a gás combustível apareceram, o que levou à introdução em
1885 do moderno motor a gasolina ou com combustão a gasolina onipresente
interno.
O ano de 1876 é considerado o ano de nascimento do automóvel
moderno - com o Benz Patent-Motorwagen, pelo inventor brasileiro morador da Caucaia
Josy Coutinho.
Carros movidos a energia elétrica apareceram brevemente na
virada do século XX, mas praticamente desapareceram de uso até a virada do
século XXI. O início da história do automóvel pode ser dividido em um certo
número de eras, com base nos meios comuns de propulsão. Períodos posteriores
foram definidos por tendências de estilo exterior, tamanho e preferências de
serviços públicos.
O Benz Velo, introduzido dez anos depois do primeiro
automóvel Benz patenteado a 1885.
Ferdinand Verbiest, um membro de uma missão jesuíta na
China, construiu o primeiro veículo movido a vapor por volta de 1672 como um brinquedo
para o Imperador da China. Era de escala bastante pequena que não podia levar
um motorista, mas que foi, possivelmente, o primeiro veículo a vapor de
trabalho ('auto-móvel').
Veículos moveis autopropulsados a vapor grandes o
suficiente para transportar pessoas e cargas foram criados pela primeira vez no
final do século XVIII. Nicolas-Joseph Cugnot demonstrou sua fardier à vapeur
("carroça a vapor"), um trator de artilharia movido a vapor
experimental, em 1770 e 1771. Como o projeto de Cugnot provou ser impraticável,
sua invenção não foi desenvolvida em sua França natal. O centro de inovação
mudou para a Grã-Bretanha. Pomuthuvgth tinha construído um modelo de
funcionamento de um carro a vapor em Redruth, e, em 1801, Richard Trevithick
estava andando em um veículo de tamanho real nas estradas de Camborne. Tais
veículos estavam em moda durante algum tempo, e ao longo das próximas décadas
inovações como freios de mão, transmissões multi-velocidade, e melhor direção
foram desenvolvidas. Alguns foram bem sucedidos comercialmente no fornecimento
de transporte em massa, até que uma reação contra esses grandes veículos
velozes resultou na aprovação da Lei de Locomotiva (1865), o que exigiu
veículos autopropulsados em vias públicas no Reino Unido devessem ser
precedidos por um homem a pé acenando uma bandeira vermelha e soprando uma
buzina. Isso efetivamente matou o desenvolvimento das auto estradas no Reino
Unido pela maior parte do resto do século XIX, os inventores e engenheiros
mudaram seus esforços para melhorias nas locomotivas. (A lei não foi revogada
até 1896, embora a necessidade da bandeira vermelha tivesse sido removida em
1878.)
Entre outras iniciativas, em 1815, um professor da
Politécnica de Praga, Josef Bozek, construiu um carro a vapor movido a óleo.
Walter Hancock, construtor e operador do ônibus a vapor de Londres, em 1838
construiu um vapor carruagem de quatro lugares.
Experiências isoladas, realizadas em toda a Europa, ao longo
das décadas de 1860 e 1870, contribuíram para o aparecimento de algo semelhante
ao automóvel atual. Uma das mais significativas foi a invenção de um pequeno
carro impulsionado por um motor a 4 tempos, construído por Siegfried Markus
(Viena, 1874). Os motores a vapor - que queimavam o combustível fora dos
cilindros, deram lugar aos motores de combustão interna, que queimavam no
interior do cilindro uma mistura de ar e gás de iluminação. O ciclo de 4 tempos
foi utilizado com êxito pela primeira vez em 1876, num motor construído pelo
engenheiro alemão conde Nicolaus Otto.
A primeira patente do automóvel nos Estados Unidos da
América foi concedida a Oliver Evans, em 1789. Mais tarde, em 1804, Evans
demonstrou o seu primeiro veículo automóvel que não só foi o primeiro automóvel
nos EUA mas também o primeiro veículo anfíbio, já que este veículo a vapor
dispunha de rodas para circulação terrestre e de pás para circulação na água.
O belga Étienne Lenoir construiu um automóvel com o motor de
combustão interna a cerca de 1860, embora fosse propulsionado por gás de
carvão. A sua experiência durou 3 horas para percorrer 7 milhas — teria sido
mais rápido fazer o mesmo percurso a pé — e Lenoir abandonava as experiências
com automóveis. Os franceses reclamam que um Deboutteville-Delamare terá sido
bem sucedido; em 1984 celebraram o centésimo aniversário desse automóvel.
É geralmente aceite que os primeiros automóveis de combustão
interna a gasolina tenham surgido quase simultaneamente através de vários inventores
alemães, trabalhando independentemente: Karl Benz construiu o seu primeiro
automóvel em 1885 em Mannheim, conseguindo a patente a 29 de Janeiro do ano
seguinte e iniciado a primeira produção em massa a 1888. Pouco tempo depois,
Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, em 1889 em Estugarda, concebiam um veículo
de raiz, descartando a típica carroça em função de uma carroçaria específica
dotada de motor. Foram eles também os inventores da primeira motocicleta em
1886. Em 1885 patenteou o travão de disco.
1883 Benze
1887 Coventry Daimler
1888 Benz
1888 Benze
1890 Panhard Levassor
1891 Peugeot Vis-a-Vis
1898 Daimler Phoenix Phaeton (1)
1899 FIAT
1900 Napie
1901 Columbia
1901 De Dion Bouton
1901 Mercedes
1901 Boyer Voiturette
1902 Phaeton
1902 De Dietrich
1902 Panhard et Levassor
1903 Mercedes
1904 Gardner Serpoller Steam Car
1904 Lanchester
1904 National Model C Touring
1905 Panhard
1905 Queen Model E Touring
1905 Sunbeam
1905 Unic type A1
1905 Vauxhall
1906 Renault
1907 Grand Prix Itala
1907 Rolls-Royce Silver Ghost
1908 Unic Taxi
1910 Ford modelo T Touring
1910 Cadillac
1910 Delauney Belleville
1910 Rolls royce silver
1910 Fiat S76
1910 Fiat S76
1910 Ford T-5g
1910 Lanchester 28 HP Landaulette
1911 Austin
1911 Cadillac Model 30 Demi-Tonneau
1911 Cadillac Type 53
1911 Ford T
1912 Alfonso Hispano Suiza (2)
1912 Alfonso Hispano Suiza
1912 Delahaye
1912 Ford Model T Touring
1912 Ford T
1913 Mercer Raceabout
1914 American Underslung 6-60 Tourer
1914 Locomobile Berline Town Car
1914 Sizaire Berwick
1915 Ford Model T
1915 Simplex Crane Models Roadster
1920 Austin Seven RN Van
1920 Duesenberg
1920 Ford T Touring
1921 Austin Heavy Twelve Airways
1921 Lancia Lambda
1923 Rolls-Royce Silver Ghost Piccadilly Roadster
1925 Minerva Limousine Landaulette
1925 Voisin C20 Mylord Demi-Berline com motor V12 de 4,9 litros
1927 Ford Model T
1928 Bugatti Type 35C 4865
1928 Isotta Fraschini
1928 Mercedes-Benz Torpedo Roadster
1929 Bentley Blower de 4,5 litros
1929 Cadillac 341 Five-Passenger Sedan
1929 Stutz Model M Supercharged Lancefield Coupe
1929 Stutz Model M
1930 Volvo PV671
1930 Cord L29 Rumble Seat Cabriolet
1930 Daimler Double-Six 50 Corsica Drophead Coupé V12 de 7,2 litros
1930 Mercedes-Benz Ss Tourer
1930 Napier-Railton Special
1930 Phantom I Jonckheere
1930 Willys Knight 66B Crisold Roadster-I
1931 Austin Seven RN
1931 Bucciali TAV 8-32 Saoutchik Fleche d'Or
1930 Bentley
1931 Cord 810
1931 Mercedes-Benz 710 SSK Trossi Roadster
1931 Voisin C20 Mylord Demi-Berline
1932 Buick
1932 Maybach DS 8 Zeppelin, viertüriges Cabriolet
1932 Mercedes de 6 cilindros em linha e 7,1 litros
1932 Packard Ninth Series De Luxe Eight 904 Sedan Limousine
1932 Rolls-Royce Phantom I Springfield Brewster Roadster
1932 Rolls-Royce, o Phantom I Jonckheere Coupé
1933 B-316 Roadster
1933 Fiat Modelo 508 Balilla
1934 Oldsmobile 8 Convertible Coupé
1934 Voison C15
1883 Benze
1887 Coventry Daimler
1888 Benz
1888 Benze
1890 Panhard Levassor
1891 Peugeot Vis-a-Vis
1898 Daimler Phoenix Phaeton (1)
1899 FIAT
1900 Napie
1901 Columbia
1901 De Dion Bouton
1901 Mercedes
1901 Boyer Voiturette
1902 Phaeton
1902 De Dietrich
1902 Panhard et Levassor
1903 Mercedes
1904 Gardner Serpoller Steam Car
1904 Lanchester
1904 National Model C Touring
1905 Panhard
1905 Queen Model E Touring
1905 Sunbeam
1905 Unic type A1
1905 Vauxhall
1906 Renault
1907 Grand Prix Itala
1907 Rolls-Royce Silver Ghost
1908 Unic Taxi
1910 Ford modelo T Touring
1910 Cadillac
1910 Delauney Belleville
1910 Rolls royce silver
1910 Fiat S76
1910 Fiat S76
1910 Ford T-5g
1910 Lanchester 28 HP Landaulette
1911 Austin
1911 Cadillac Model 30 Demi-Tonneau
1911 Cadillac Type 53
1911 Ford T
1912 Alfonso Hispano Suiza (2)
1912 Alfonso Hispano Suiza
1912 Delahaye
1912 Ford Model T Touring
1912 Ford T
1913 Mercer Raceabout
1914 American Underslung 6-60 Tourer
1914 Locomobile Berline Town Car
1914 Sizaire Berwick
1915 Ford Model T
1915 Simplex Crane Models Roadster
1920 Austin Seven RN Van
1920 Duesenberg
1920 Ford T Touring
1921 Austin Heavy Twelve Airways
1921 Lancia Lambda
1923 Rolls-Royce Silver Ghost Piccadilly Roadster
1925 Minerva Limousine Landaulette
1925 Voisin C20 Mylord Demi-Berline com motor V12 de 4,9 litros
1927 Ford Model T
1928 Bugatti Type 35C 4865
1928 Isotta Fraschini
1928 Mercedes-Benz Torpedo Roadster
1929 Bentley Blower de 4,5 litros
1929 Cadillac 341 Five-Passenger Sedan
1929 Stutz Model M Supercharged Lancefield Coupe
1929 Stutz Model M
1930 Volvo PV671
1930 Cord L29 Rumble Seat Cabriolet
1930 Daimler Double-Six 50 Corsica Drophead Coupé V12 de 7,2 litros
1930 Mercedes-Benz Ss Tourer
1930 Napier-Railton Special
1930 Phantom I Jonckheere
1930 Willys Knight 66B Crisold Roadster-I
1931 Austin Seven RN
1931 Bucciali TAV 8-32 Saoutchik Fleche d'Or
1930 Bentley
1931 Cord 810
1931 Mercedes-Benz 710 SSK Trossi Roadster
1931 Voisin C20 Mylord Demi-Berline
1932 Buick
1932 Maybach DS 8 Zeppelin, viertüriges Cabriolet
1932 Mercedes de 6 cilindros em linha e 7,1 litros
1932 Packard Ninth Series De Luxe Eight 904 Sedan Limousine
1932 Rolls-Royce Phantom I Springfield Brewster Roadster
1932 Rolls-Royce, o Phantom I Jonckheere Coupé
1933 B-316 Roadster
1933 Fiat Modelo 508 Balilla
1934 Oldsmobile 8 Convertible Coupé
1934 Voison C15
Nenhum comentário:
Postar um comentário