NOTÍCIAS

Não será a hora de unirmos esforços na tentativa de melhorar o nosso sector? 
e que tal começar por ir a este encontro?



NN




Carros sem condutor da Google avançam para as estradas este verão.



Os carros sem condutor do Google já percorreram 1 milhão de milhas nas estradas a nível experimental, mas este Verão será dado outro passo importante: o pequeno carro do Google dará o salto da pista de testes para as estradas públicas.
Embora os carros experimentais do Google já circulem nas estradas públicas, sempre com um condutor a postos para tomar o controlo em caso de necessidade; estes novos carros revelam um modelo mais próximo do eventual conceito final de "módulo autónomo de transporte" que o Google antevê para o futuro dos transportes pessoais.
Este Verão, alguns destes carros passarão da pista de testes para as estradas públicas, ainda com condutores devidamente preparados para lidar com qualquer potencial imprevisto, e também com velocidade máxima limitada a 25mph (40Km/h). Embora estes carros tenham sido concebidos para não terem volante nem pedais, nesta fase são obrigados a tê-los por exigência de segurança (não que o volante pareça fazer muita falta - mesmo a pilotos de rally. :)


Espero ainda andar por cá quando pudermos simplesmente marcar no smartphone para onde queremos ir, e termos um destes carros vir buscar-nos e levar-nos, sem chatices, sem caos de trânsito, sem preocupações com estacionamento. (Algo que, na verdade, já poderia estar a ser feito hoje mesmo, com condutores humanos, se houvesse interesse e visão por parte de quem faz a gestão das redes de transportes públicos e táxis.)







Há vários meses que o Ministério da Economia, a Antral e a Federação Portuguesa dos Táxis negoceiam a criação de uma taxa para os taxistas que quiserem aceder aos aeroportos.





Uber - Admite apresentar queixa em Bruxelas contra Portugal.





Tribunal considerou Uber um sério risco para os utilizadores. "Sentença na integra"







GONDOMAR - Lugares de estacionamento de táxis


Já está em fase de conclusão a colocação da sinalização horizontal dos lugares de estacionamento de táxis no Município de Gondomar. Ao todo são 66 os táxis que constituem o contingente municipal, para 75 lugares distribuídos por todas as freguesias do concelho, que dispõe, agora, de um novo Regulamento de Transporte Público de Aluguer em Veículos Automóveis Ligeiros de Passageiros – Transporte em Táxi
Os veículos afetos ao transporte em táxi estão sujeitos a uma licença a emitir pela Câmara Municipal, que deverá estar a bordo do veículo, tal como o alvará certificado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Consulte o mapa de Gondomar 






Uber muda de estratégia, exigindo licenças de táxi para motoristas


A empresa tenta resolver os seus problemas legais na Holanda, agindo como uma empresa de táxis regulamentada.

A Uber vai exigir aos condutores holandeses do seu serviço UberPop terem uma licença de táxi. No entanto, isso não será suficiente para atenuar os seus problemas legais no país.
Um tribunal holandês no ano passado declarou o serviço ilegal, proibindo-o porque ele concorre com serviços de táxi regulamentados. Apesar das multas totalizarem 100 mil euros, a Uber continuou a desrespeitar a proibição, operando o UberPop com motoristas sem licença.
Nesta quarta-feira, a empresa decidiu “acomodar” as autoridades holandesas, exigindo aos motoristas do UberPop uma licença de táxi adequada. “Com este passo, a Uber espera responder às preocupações do governo em relação à segurança, confiabilidade e qualidade dos UberPop”, disse a empresa num comunicado em holandês.
A Uber vai ajudar os motoristas UberPop actuais e futuros a obterem as licenças necessárias, bem como atestados médicos. Ao fazer isso, a empresa disse que esperava encontrar a ambição partilhada da empresa, do governo e dos viajantes: mais escolha, mais concorrência, mais qualidade e preços mais baixos.
No entanto, isto não é suficiente, disse uma porta-voz da Inspecção para o Meio Ambiente Humano e Transportes holandesa, a autoridade que continua a investigar o UberPop.
Para serem legais, os carros também precisam de se submeter a uma inspecção e estarem equipados com dispositivos especiais, incluindo um taxímetro, disse. “Eles têm de cumprir as mesmas regras que os serviços normais de táxi”.

Enquanto a Uber está a tentar legalizar-se na Holanda, exigindo estas licenças para os motoristas, a empresa tem rumos diferentes, após o UberPop ter sido proibido em França, Espanha, Bélgica, Alemanha e Portugal. Neste último caso, a empresa diz operar “exclusivamente com parceiros licenciados de acordo com a legislação em vigor”.




O MILITAR QUE CHEGOU DE TÁXI Á REVOLUÇÃO


Vítor Ribeiro Costa tinha tudo para não fazer parte deste filme: desertou, entregou-se. A 24 de Abril de 1974, foi dormir a casa, apesar de ter ordens em contrário. Acordou num sobressalto.


Desertou sem dizer uma palavra à mãe. Agora, cada vez que a vai visitar, ouve: “Ó filho, já não te vejo há 40 anos. Ficas cá?” Ela conta quase 89 anos. Não reconhece os outros filhos. “Eu saio, vou à rua fumar um cigarro, entro, a conversa é a mesma: ‘Ó filho, já não te vejo há 40 anos. Ficas cá?’
Vítor Ribeiro Costa não se demorou em França. A 25 de Abril de 1974 até estava bem no centro dos acontecimentos. Fez parte da contra-ofensiva lançada pelo regime, embora no início nem soubesse de que lado estava. “Só quando vi a GNR no Largo de Camões é que percebi: ‘A GNR está sempre a favor do regime, nós fazemos parte das forças fiéis ao Marcelo Caetano.’”
Não esteve na guerra colonial. A guerra, para ele, esgota-se na tensão do dia que lhe pôs fim e nos estilhaços para sempre cravejados no espírito do irmão nela forçado a entrar. Despediu-se dele no Cais de Alcântara em Dezembro de 1967. Viu-o desaparecer no navio-almirante Vera Cruz, rumo a Angola, onde eclodira o conflito que entretanto se estendera a Moçambique e à Guiné. Não queria seguir no mesmo barco ou noutro requisitado à marinha mercante para transportar tropas. “Ia morrer para quê? Aquilo não tinha a ver comigo. Aquilo era deles.”
Onde isso tudo já vai. Está agora perto de casa, em Castanheira do Ribatejo, freguesia de Vila Franca de Xira, para onde se mudou no primeiro ano de vida. Gosta de andar no sossego da lezíria. Passa horas a pescar no Tejo. E, enquanto espera que a tainha morda, tantas vezes se perde nos seus pensamentos. Chega àquele dia, o dia da “revolução dos cravos”, parece que tudo se cobre de névoa.
Usa a expressão “amnésia colectiva” quando se senta a conversar sobre o 25 de Abril. É algo que lhe vem de conversas tidas com o jornalista Adelino Gomes e o fotojornalista Alfredo Cunha, que o descobriram quando trabalhavam no livro Os Rapazes dos Tanques (Porto Editora, 2014), sobre os militares que estiveram frente-a-frente naquele dia, incluindo os que se recusaram a disparar, como ele.
Não se pode dizer que fosse politizado quando decidiu desertar, a militância comunista veio anos depois. O que se pode dizer é que estava a “começar a ganhar consciência política”. Trabalhava numa oficina de metalomecânica e dava-se bem com outros jovens da sua terra — muitos descontentes “com a situação”, alguns já mais activos, como José Timóteo, um metalúrgico que fazia parte do Movimento da Juventude Trabalhadora, organização criada pelo PCP aquando da campanha eleitoral de 1969, as primeiras eleições depois de António de Oliveira Salazar sair da Presidência do Conselho.
Vestiu a farda. Começou a recruta. A fuga não lhe saía da cabeça. Aproveitou um fim-de-semana para a concretizar. Como jogava futebol no Alhandra Sporting Club, então na segunda divisão, disse à mãe: “Se não aparecer estes dias, não se preocupe que vou para estágio.” Não queria que ela desconfiasse. Já lhe falara nisso e ela reagira mal: “Que eu saiba, que eu vou dizer à guarda!” Escreveu-lhe uma carta. Pediu a José Timóteo que a metesse no correio dois dias após a partida.
O PCP preferia que os militantes lutassem contra a guerra dentro da guerra, mas incitava outros a faltar à chamada ou a abandonar as fileiras das forças armadas, lembra o historiador Miguel Cardina. A cerca de 200 mil faltosos há que juntar um número indeterminado de jovens com recruta feita ou iniciada, diz ainda. Nem todos saíram do país, mas boa parte fê-lo, com passaporte falso ou “passaporte de coelho”, isto é, sem documentos, “a salto”, sobretudo para França.
Os registos das Forças Armadas mostram o quanto o número de faltosos foi crescendo desde o início dos confrontos: 8.722 em 1961, 14.357 em 1964, 17.838 em 1968. Não há dados referentes a 1969. A tendência prosseguiu, ainda que com um soluço, nos anos seguintes: 18.554 em 1970, 15.644 em 1971, 18.841 em 1972.
Não parece haver uma explicação óbvia para a quebra registada em 1971. Em 1971, a França prometeu a Portugal proibir a entrada de menores de 21 anos. “O Governo tentava fazer crer que deixava sair trabalhadores mas não sem fazer tropa”, interpreta o historiador Victor Pereira. Apesar de os franceses não respeitarem o acordo, durante pelo menos “algumas semanas” alguns rapazes podem ter desistido de emigrar, pensando que não conseguiriam entrar.

Vítor partiu a 13 de Fevereiro de 1970, sem bagagem, vestindo umas calças boca-de-sino e um casaco cintado, comprado em segunda mão. Tinha completado 20 anos em Dezembro. Um amigo, Armando Morais, outro destacado militante do PCP, emprestou-lhe 500 escudos e levou-o à estação seguinte, à de Vala do Carregado, não fosse alguém desconfiar.









ISTO É QUE É A DEMOCRACIA? OU É O VERDADEIRO 


FASCISMO?



Pobres em Portugal: 3 milhões de pessoas.
Desempregados: 1.500.000 indivíduos.
População ativa em Portugal: 5.587.300 indivíduos.
População Prisional: 12.681 reclusos.
Emigrantes Portugueses (até à 3.ª geração): 31,2 milhões pelo mundo fora.
Crianças portuguesas com fome assinalados nas escolas: 12 mil.
Portugueses com fome: 300 mil.
Idosos na solidão: 23 mil idosos a viverem sozinhos ou na solidão (Censo da GNR).
Portugueses sem Médico de família: 700 mil pessoas.
Pessoas sem-abrigo: 3.500.
Pessoas sem água canalizada ou esgotos ao domicílio: 700 mil.
Número de Abortos em 2014: 18.924 em 2014, 2.214 abortos em menores de 19 anos, e 70 por raparigas com menos de 15 anos, 52 abortos por dia.
90 milhões de euros gastos com os cuidados médicos com os abortos e os subsídios pós-aborto.
Preços Combustíveis: dos mais altos da Europa e do mundo, Gasolina €1,43, Gasóleo € 1,29.
Remunerações dos conselhos de administração das 20 empresas portuguesas cotadas na Bolsa quintuplicaram entre 2000 e 2014. Paralelamente, os gestores das empresas portuguesas ganham, em média, cerca de 30 vezes mais do que os trabalhadores das empresas que administram.
As 100 maiores fortunas de Portugal valem 32 mil milhões de euros, o que corresponde a 20% da riqueza total nacional.
PIB Portugal em 2012: 165 mil milhões de euros (contração de 3,2% em relação a 2011)
Crescimento do PIB de 2000 a 2012: (segundo estudos do FMI) o PIB de Portugal cresceu apenas 1,97%.
25,4% (3.7 milhões) dos habitantes em Portugal vivem com menos de 500 euros por mês, ou sejam são os considerados oficialmente (!) como pobres.
41% dos portugueses vivem em privação material, (dificuldade, por exemplo, em pagar as rendas sem atraso, manter a casa aquecida ou fazer uma refeição de carne ou de peixe pelo menos de dois em dois dias).
14,5% por cento dos portugueses vivem em casas sobrelotadas.
População portuguesa abaixo do índice de pobreza: 20% - 2 milhões de pobres, sendo que 1/3 são reformados, 22% são trabalhadores remunerados e 21,2% são trabalhadores por conta própria.
5% da população portuguesa (530 mil pessoas) sofre sérias perturbações no acesso a alimentos.
Défice do Estado Português em 2012: 6,4% do PIB, ou seja 10,6 mil milhões de euros.
25% das crianças portuguesas que entram na escola (375 mil) vêm de famílias onde a pobreza é extrema.
Orçamento da Assembleia da República para 2013: 65 milhões 18 mil 783 euros.
Subsídios aos Partidos Políticos: 64 milhões 195 mil 300 €. (mais 56% do que em 2012)
Orçamento da Presidência da República Portuguesa para 2013: 16 milhões 272 mil 380 € (-0,84% do que em 2012). O Orçamento da Presidência da República portuguesa continua a ser assim superior em dobro ao da Casa Real espanhola que, em 2012, dispôs de um total de 8.264 mil euros, implicando uma redução de 2% relativamente ao ano anterior
Dívida Pública Portuguesa: Dívida total (fim de Março de 2013) : 199.676.349.188€ (123,6% do PIB). Em 1974 eram de 10 mil milhões, correspondendo a 20% do PIB, ou seja, em 39 anos a dívida foi multiplicada por 20 vezes mais.
Juros anuais da dívida pública portuguesa: Segundo o INE, em 2010, os juros da Divida Pública atingiram 6.849 milhões no final de 2012.
Reservas de Ouro do Banco de Portugal: 382.509,58 kg. Em 1974 eram de 865.936, ou seja, em 39 anos desapareceram 483.426,42 kg de ouro o que dá uma média de 13.428,5 kg por ano.
Dívida externa Portuguesa em Fevereiro de 2013: 734,3 mil milhões de Euros (cada Português deve € 69.300,00 ao estrangeiro).
Em 2012, cada cidadão pagou só de juros da dívida pública 754 euros o que, no conjunto, equivale a 4,4 por cento do PIB
Défice da balança comercial portuguesa de transações em Fevereiro de 2013: 2.23 mil milhões de Euros.
Funcionários Públicos: 583.669.
Beneficiários do Rendimento Social de Inserção: 274.937 pessoas.
Salários dos principais gestores públicos em 2010: Presidente da TAP (Fernando Pinto) € 624.422,21 (igual a 55,7 anos de salário médio anual de cada português), o Presidente da CGD (Faria de Oliveira) recebeu € 560.012,80 (igual a 50 anos de salário médio anual de cada português) e o seu Vice-Presidente (Francisco Bandeira) recebeu € 558.891,00, Salário anual do Governador do Banco de Portugal 243 mil Euros, Salário anual do presidente da Anacom 234 mil Euros.
Despesa total do Estado com reformas de ex-políticos e ex-governantes em 2010: 280 milhões de euros, passando a serem secretos, portanto desconhecidos os números reais desde então, por ordem do Governo e da Assembleia da República.
Toxicodependentes: 50 mil toxicodependentes em tratamento.
Criminalidade em 2012: 385.927 crimes, 22.270 crimes violentos e graves, 419 sequestros, 149 homicídios, raptos e roubos.
Portadores de HIV: 41.035
Prostitutas e pessoas ligadas ao sexo: mais de 30.000.
Eletricidade 61% mais cara que a média da OCDE. Média da OCDE = 0,12 KVW, Portugal = € 0,16 KVW, Grécia = € 0,10 KVW, Espanha = € 0,14 KVW.
Petróleo Doméstico mais caro da Europa: Tonelada métrica em Portugal = € 386,00; Média da OCDE = € 333,00.
Gasolina com carga fiscal mais elevada da Europa, com 64% de impostos.
Gás natural mais caro da Europa = € 713,00; Média OCDE = € 580,00 Kcal; = € 713,00 Kcal; Grécia = € 333,00 Kcal.
Analfabetismo em Portugal, o mais elevado de toda a Europa: 7,5%.
...

Será isto o caso para dizer ”25 de Abril sempre”?
Ou, isto afinal é que o fascismo?

Vergonha!


GRÂNDOLA VILA MORENA DE:
 ZECA AFONSO




25 de Abril de 1974 

A TOMADA DO QUARTEL DO CARMO

A Tomada do quartel do Carmo



25 de Abril de 1974 

"Os primeiros noticiários"





REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974

A 2ª Senha transmitida


2ª Senha



25 DE ABRIL COMEÇOU ASSIM:

1ª SENHA








“A FPT congratula-se por conhecer o conteúdo da audição do IMT na Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas, constatando-se que o diálogo mantido com a Federação produz frutos e que a denúncia de práticas negativas para o mercado e para o Sector estão agora na agenda política dos senhores deputados”, sublinhou o presidente da FPT, Carlos Ramos.


Em audição na Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas, no dia 15 de Abril, João Carvalho, presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) afirmou que “os serviços prestados através da Uber configuram­se uma violação da legislação específica dos transportes”. O responsável pelo organismo que regula os transportes lembrou também que “a Uber é um transporte de passageiros e, aí, não podemos fugir à lei do nosso país", sublinhando que "o transporte público em veículos ligeiros de passageiros só é permitido através do transporte em táxi".
 João Carvalho deixou um alerta, referindo "não pode atrasar-se o futuro”, afirmando que o Governo, a Assembleia da República e o IMT devem "analisar os novos processos tecnológicos", para formar um enquadramento nacional daquele transporte. Para o presidente do IMT, também a Comissão Europeia deve pronunciar-se sobre estes serviços, uma vez que, segundo foi publicado na imprensa da especialidade, no início deste mês, o jornal Finantial Times avançou que a Comissão Europeia poderá vir a regular os serviços de aluguer de transporte com motorista a nível europeu, deixando essa decisão de depender de cada país.
Na audição, o presidente do IMT falou também da concorrência desleal que atinge o Sector (operadores turísticos e táxis clandestinos), abordando também a questão das portarias que falta promulgar para a saudável regulação do transporte em táxi (acesso à formação e à profissão, transporte de crianças).

“Vale a pena lutar”, continuou o presidente da FPT, valorizando o resultado de um trabalho e do diálogo junto dos vários órgãos de soberania e entidades públicas”.


VÍDEO - MOTORISTA DE "TRANSPORTE EXECUTIVO" UBER? GRAVA EM VÍDEO AMEAÇA AOS TAXISTAS

Claro que isto só pode acontecer no Brasil que é o país do "Vale tudo que não acontece nada":
Notícia publicada em o "Dia Rio"


TURISMO - Táxis de Matosinhos ganham Tablets e Gps para melhorar o serviço.

Os táxis de Matosinhos vão ganhar 'tablets' com GPS ligados a uma central digital para melhorar serviço na cidade, principalmente aquando a chegada de turistas ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, revelou hoje à Lusa fonte oficial.


"Será um sistema de localização GPS (sistema de posicionamento global), que todos os táxis terão com um 'tablet', como uma central digital, que funcionará na Cooperativa de Táxis de Matosinhos, que alberga todos os táxis do concelho", adiantou hoje à Lusa o vereador da Mobilidade da Câmara de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, referindo que o sistema deverá entrar em funcionamento "durante o mês de maio".
O protocolo entre a Câmara de Matosinhos e a Cooperativa de Táxis de Matosinhos para haver um sistema de identificação geográfica nos táxis do concelho vai ser levado à próxima reunião de Câmara (05 de maio) e vai ser assinado nesse mesmo dia, precisou José Pedro Rodrigues.
Este novo sistema vai servir para gerir a circulação dos táxis e vai permitir "agilizar a oferta" e responder melhor a estas novas realidades [turísticas]", designadamente a chegada em massa de turistas à cidade de Matosinhos via terminal de cruzeiros, explicou o vereador da Mobilidade.
Com a aproximação da data de inauguração do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões - prevê-se para junho deste ano - a cidade de Matosinhos tem vindo a registar um aumento do número de cruzeiros que acostam em Leixões e descarregam milhares de turistas.
E é para dar resposta ao fenómeno da chegada de turistas em massa, que muitas das vezes não trazem a viagem em terra pré-organizada e procuram os meios à disposição no local, que a Câmara de Matosinhos está a criar condições para melhorar os meios que existem, como por exemplo o novo serviço para os táxis.
O fenómeno do terminal de cruzeiros "veio trazer uma nova realidade à cidade", menciona o vereador.
Ainda esta semana, um cruzeiro descarregou 3.500 turistas em Matosinhos e metade deles - 1.500 - ficarem na cidade a circular sem terem roteiros e viagens programadas, quando normalmente "só 10% dos turistas de um cruzeiro é que se aventuram sem destino, nem roteiros marcados", contou.
O novo sistema para os táxis de Matosinhos vai também permitir agilizar a comunicação com os restaurantes da cidade, conhecida por ter "o melhor peixe do mundo", acrescenta José Pedro Rodrigues, porque vai "acelerar imenso os períodos de espera do serviço de táxis".

O sistema direcionado ao serviço de táxi vai permitir fornecer a todas as viaturas meios eletrónicos de localização, de circulação e de receção de clientes "mais eficaz", e que servirá para dar uma resposta aos turistas que chegam de fora e não conhecem a cidade, acrescenta José Pedro Rodrigues.
Noticias ao Minuto


SANTARÉM - Nova central de táxis na cidade de Santarém:




Um grupo de industriais de táxis de Santarém, uniu-se e arrancou com um novo projecto duma nova central de táxis na cidade de Santarém, a qual já é uma realidade a funcionar desde a passada quinta-feira, dia 9 de abril.
Começou com 10 táxis, mas já há outros taxistas interessados em aderir.

O tipo de serviço desta nova central de táxis baseia-se no serviço da Central Nacional de Táxis Digital (www.taxidigital.pt).

Qual é a novidade e a grande diferença desta nova central de táxis emrelação às tradicionais centrais de táxis tipo Scaltáxis?


 A novidade é que esta nova central de táxis é um sistema híbrido, pois para além de permitir que o cliente faça a tradicional chamada telefónica para a central a pedir um táxi (243 61 70 70), com um operador a responder-lhe do outro lado do telefone, pode em alternativa fazer opedido do táxi, tendo a aplicação “TaxiDigital Portugal” instalada num smartphone ou tablet Android ou num Apple, através dum simples clique. Neste último caso, graças à geolocalização dos smartphones e dos tablets, o utilizador nem precisa de saber onde está para que o táxi lhe apareça no local onde se encontra.
Após pedir o táxi através da aplicação “TaxiDigital Portugal”, o utilizador é imediatamente informado de qual o número do táxi e o nome do motorista que lhe vai aparecer e qual o tempo previsto de chegada junto do cliente. Entre outras utilidades.
O utilizador consegue por exemplo ver todos os táxis que se encontram na área em que se encontra e quase de certeza que lhe vai aparecer o táxi que se encontra mais perto, pelo que o tempo de espera pela chegada do táxi irá ser substancialmente reduzido.
O utilizador poderá também efectuar uma marcação (reserva) antecipada dum serviço de táxi, podendo o mesmo definir o dia, a hora e o local em que vai pretender o táxi.
Por: Joaquim Lopes
Noticias do Ribatejo


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A LISTA VIP

Apanhei o Paulo no Cais do Sodré a sair de um bar de marinheiros. Ainda vinha a apertar as calças quando entrou no táxi.

“Para São Bento”, avançou secamente, assim que meteu a cabeça no interior da viatura. E lá fomos, em silêncio, para S. Bento, enquanto o meu cliente limpava, com um lenço de seda bordado, a nhanha que lhe escorria pela cara. Mandou-me contornar a Assembleia e parar à frente do portão das traseiras.

Da escuridão, saiu um indivíduo – daqueles que está todos os dias nos jornais – que parecia esperar, ansiosamente, a nossa chegada.

“Entra, Pedro”, convidou o Paulo cordialmente, já com a cara limpa, mas o cheiro continuava lá. Arranquei e a conversa continuou.

“Então? Também fizeste uma lista VIP?”, perguntou-lhe o Pedro. “Isto assim fica fora do controlo. Com a minha e a tua já são seis ou sete listas: já lhes perdi a conta.” Franziu a cara e perguntou: “Que cheiro é este? O que é que andaste a beber?”

“Não interessa”, atalhou, “tenho que esconder o negócio dos submarinos. Todos os dias pesquisam os meus dados e ainda descobrem qualquer coisa.”

“Já somos dois, ou melhor, seis ou sete. Vou fazer uma lista única e tentar manter isto escondido de olhares alheios.”

“Sr. taxista, deixe-me aí à frente na paragem de metro.”


O Pedro saiu e fui deixar o Paulo à porta do bar de marinheiros, onde foi recebido com beijos e apalpões. Vou pedir transferência para o turno da manhã.





RECORDE Taxista chinês tem 30 mil selfies tiradas com os passageiros

Conhecido por "Uncle Teng" já conta com um record na China até criou uma coleção com 6402 fotografias com os seus passageiros para o "Shangai Big World Jinisi Record" Siga aqui a notícia




JÁ NÃO SEI O QUE DIZER SOBRE O PROBLEMA UBER...

Acabei de ter conhecimento, que já há alguns motoristas da Uber que em vez de estarem a utilizar carros próprios, estão a alugar carros de gama alta para trabalhar. Aquilo dá para tudo, mas também não é de estranhar porque ninguém paga nada de impostos e recebem 80% do valor dos serviços. A pessoa que falou comigo,
hoje faturou 80 euros das 10 horas de manhã até ás 17 h e ficou com 64 euros para ele gastou 20 em gasóleo lucrou 44  uros. Lucrou disse muito bem, porque daquele valor não há que tirar nada. Outra coisa que me surpreendeu é que quem passa as faturas é a Uber e tem que ser a pedido do cliente, ele dá os dados ao motorista para que a Uber lhe envie a fatura. (NUNCA VI DISTO)

MAIS UMA VEZ VOU DEIXAR AQUI A PERGUNTA:

ISTO É UMA ATIVIDADE LEGAL??????

Jorge Silva


EMBOSCADA A TAXISTA






Câmara de segurança flagra agressão a taxista;



Você sabia que ao pedir um táxi em Londres nunca deve gritar "táxi"?


Os táxis definitivamente integram o cenário das grandes metrópoles. Por serem parte do cotidiano de milhões de pessoas, acabaram virando tema de música, figurando em cenas clássicas do cinema e se tornando ícones de cidades como Londres, Nova York e Nova Déli. Existem cores, modelos e curiosidades próprios de cada lugar. Por isso, resolvemos fazer uma série de postagens sobre as particularidades dos táxis em diferentes regiões do globo.
Para começar, vamos falar sobre Londres. Você sabia que ao pedir um táxi na capital inglesa nunca deve gritar “táxi”? Lá, esse tipo de comportamento é considerado, tecnicamente, fora da lei. Se você age assim, os taxistas geralmente não param. O recomendado é apenas acenar com o braço.

Marca registrada da cidade, os tradicionais táxis pretos conhecidos como “black cabs” se popularizaram na segunda metade do século 20. O termo inglês “cab” tem origem na palavra francesa “cabriolet”, que significa carroça. Isto porque, historicamente, o que hoje conhecemos como táxi eram carruagens puxadas por cavalos.
Atualmente, Londres tem cerca de 22 mil táxis pretos em circulação e é considerada a cidade com o melhor serviço de táxi do mundo, segundo pesquisa realizada pelo site Hotels.com. Apesar dos “black cabs” serem ainda hoje os mais famosos, é possível encontrar em Londres e em outras cidades inglesas modelos de diferentes cores e cobertos pelos mais criativos anúncios, como o “táxi tabela periódica”, usado para divulgar um parque de Ciência de Oxford.
Um fato curioso é que, para se tornar um motorista de táxi em Londres, não basta adquirir uma licença, como acontece no Brasil. Lá, os taxistas devem ser aprovados em um rigoroso teste conhecido como “the knowledge”, em português, “o conhecimento”. Para isso, precisam memorizar os nomes de todas as ruas em um raio de 6 milhas do chamado Charing Cross, ponto que fica no coração de Londres e é usado como referência para medir as distâncias na cidade. Isto significa dizer que eles têm que memorizar 320 rotas, 25 mil ruas e 20 mil marcos. Em razão da dificuldade, os candidatos levam, em média, três anos de estudo até serem aprovados.

 Conhece mais alguma curiosidade sobre os táxis de Londres ou de outra cidade? Compartilhe com a gente. Deixe aqui seu comentário!


Francisco um taxista poeta

Postagem de Raquel Varela in Facebook

Ontem eu e a Isabel Isabel Moreira entrámos num táxi e de tudo o que dissemos - cumprimentos, indicações do destino, o tempo e o trânsito - o taxista respondia em verso. "Em forma de poesia nada se deve esconder", declamou. Quase a terminar a viagem pedimos ao Sr Francisco para filmar os últimos minutos da nossa conversa de que ele fez versos. Como brota humanidade com o engenho individual, mesmo nos trabalhos mais difíceis e repetitivos, como pensamos que tudo é possível neste mundo de mudar, se alguém faz de 12 horas de condução numa cidade poesia. Partilho porque é uma delícia. Saúde e vida longa ao Sr Francisco. 









Descubra porque é que os táxis em Nova York são amarelos


Junto com a Estátua da Liberdade, a Times Square, o Empire State e o Central Park, os táxis amarelos são ícones de Nova York. Na rotina agitada desta que é uma das principais metrópoles dos EUA e do mundo, os “yellow cabs” são responsáveis pelo deslocamento de centenas de executivos, turistas e moradores, diariamente. Dando continuidade à nossa série de postagens sobre táxis em diferentes regiões do mundo, hoje vamos falar sobre os “amarelinhos” de Nova York.

Atualmente, circulam na cidade 13.587 “yellow cabs”, segundo a Comissão de Táxis e Limusines de Nova York. Um negócio que ainda se mostra bastante rentável. Cálculos da Medallion Financial apontam que, no último trimestre de 2014, os proprietários destes veículos tiveram lucro 22% maior.
Se você já assistiu a algum filme rodado em Nova York ou já esteve por lá, certamente os táxis não passaram despercebidos. E a ideia é que não passassem mesmo. Historicamente, a escolha da cor amarela aconteceu justamente porque ela pode ser facilmente identificada de longe. Em 1915, John Hertz, dono de uma companhia de táxis de Nova York, soube por meio de um boletim da Universidade de Chicago que a mistura de tinta amarela com um pouco de vermelho resultaria no amarelo-escuro, visto de longas distâncias. Graças à informação, Hertz decidiu pintar a sua frota de 400 carros com a cor. O sucesso foi tanto que, na década de 1970, o amarelo-escuro foi oficialmente adotado em todos os táxis da cidade, permanecendo até hoje.
Quer saber mais uma curiosidade sobre os táxis de NY? A top brasileira Gisele Bündchen estreou no cinema em um filme chamado “Táxi”, rodado em Nova York. Lançado em 2004, o longa traz várias cenas de perseguição, com os atores Jimmy Fallon e Queen Latifah a bordo de um táxi amarelo super potente.

Conhece mais alguma curiosidade sobre os táxis de Nova York? Compartilhe com a gente. Deixe seu comentário!




ANTRAL vai processar o Estado devido a IUC dos táxis

A ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros) vai interpor uma acção judicial contra o Estado. Em causa, está a cobrança de Imposto Único de Circulação (IUC) a táxis.
De acordo com um comunicado desta associação, a legislação de 2007 isentou os táxis do pagamento de IUC. Este benefício fiscal deveria ser concedido de forma oficiosa, ou seja, sem ser necessário um requerimento do proprietário do veículo. Contudo, a ANTRAL denuncia que há associados que têm recebido notificações das Finanças para pagar IUC, apesar da referida isenção.

Segundo a ANTRAL, há taxistas “forçados a pagar o que não é devido, depois de recorrentes ameaças, mails de penhora de carros, leilões e até emissão de cheques, com retirada imediata de dinheiro das contas bancárias.”
"Na Hora.com.pt"


Pedido de "Habeas corpus" feito em papel higiénico

Pode ser escrito em qualquer meio




Um preso de uma cadeia de São Paulo, no Brasil, testou a lei ao redigir o seu pedido de liberdade num pedaço de... papel higiénico! Na lei está claro que um ‘habeas corpus’ pode ser escrito em "qualquer meio disponível" e assim foi. O pedido foi enviado por correio ao Supremo Tribunal de Justiça que, apesar da forma pouco comum, o considerou legítimo. O ‘habeas corpus’ está agora a ser analisado. 
Correio da Manhã

SOCIAL-BRASIL

Delinquentes utilizam táxi para assaltar oficina de ferro velho em Tira Chapéu



Quatro indivíduos encapuzados tentaram assaltar uma oficina de ferro velho, no bairro de Tira-Chapéu esta quarta-feira, 22. Ao verem que iam ser linchados por mais de dez pessoas no local, os homens fugiram a pé. O taxista que os levou à oficina também fugiu mas viria a ser detido minutos depois no cais da Praia e está sob averiguações. Alega que não sabia se os clientes iam efectuar um assalto.
Por ora o taxista tenta mostrar que não é conivente no assalto efecutado por voltas das 10 horas desta terça-feira a um ferro velho em Tira-Chapéu.
O motorista alegou que, ao apanhar o frete no bairro do Paiol, os indivíduos pediram-no que os levasse até Tira-Chapéu como se de um cliente normal se tratasse.
Chegado ali, três deles deixaram o táxi entrando na oficina enquanto o outro membro apontou-lhe uma faca ordenando-lhe para parar o carro 
um pouco mais abaixo do ferro-velho.
Versão que não convence a polícia uma vez que o motorista   também alega que teria saído da viatura para o limpar enquanto o indivíduo esperava os companheiros. Logo, entende fonte policial, não podia estar coagido. Contradições que reforça a suspeita do envolvimento do taxista no assalto.
As fontes deste online dizem que os meliantes não conseguiram levar nada da oficina. Não esperavam encontrar nesse espaço tanta gente que queriam linchar os assaltantes. Foram mais rápidos ao abandonarem o local a pé.

O assaltante que estava com o carro e o táxi também fugiram. Só o taxista está detido para averiguações. O caso já foi entregue à Esquadra de Investigação e Combate à Criminalidade.
In a Semana


BRASIL

Táxi bate de frente com outro veículo na MD424


Mãe e filho ficaram levemente feridos nesta tarde após o táxi em que estavam bater de frente com um Corsa na rodovia MG-424 em Pedro Leopoldo.
O acidente foi pouco antes das 17h00 em frente ao bairro Campinho, depois do redutor de velocidade em frente ao Posto Shell. Segundo o condutor do táxi Siena placa HCC 9819, ele vinha de Belo Horizonte com destino à Prudente de Morais e passou mal ao volante, o veículo invadiu a contramão e bateu de frente com o Corsa placa HBJ 3070 de Sete Lagoas que seguia sentido Capital.

A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local para registrar o boletim de ocorrência. Os trabalhos foram comandados pelo sargento Oziel e soldado Alexandre. Segundo os Militares, uma passageira que estava no táxi foi socorrida queixando dor no tórax e o filho dela também foi levado ao Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo. Mãe e filho estavam conscientes e fora de perigo, mas precisam passar por uma avaliação médica.Ainda de acordo com a Polícia, os condutores fizeram o teste do bafômetro e nada de errado foi acusado. Os veículos também estavam com a documentação em dia. Um dos veículos (corsa) é segurado.

Agora a tarde uma mulher perdeu o controle da direção de uma motocicleta e bateu em um cachorro que atravessava a pista. O acidente foi na estrada que liga Lagoa de Santo Antônio à Fidalgo. A vítima foi socorrida de ambulância e levada ao Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo.
Mix Noticias


5 Milhões de Euros de Jóias Chanel roubados de táxi em Paris




 Uma colecionadora de arte de Taiwan foi assaltada esta quinta-feira, em Paris, quando seguia de táxi, numa viagem entre o centro da cidade e o Aeroporto Charles de Gaulle, num túnel que já se tornou famoso por ser escolhido por assaltantes para cometer crimes.
  A mulher ficou sem as joias Chanel que transportava, no valor de cerca de 5,4 milhões de dólares (um pouco mais de 5 milhões de euros).
  O assalto terá sido levado a cabo por ter homens, que são agora procurados pela polícia francesa. Os assaltantes partiram o vidro da porta do táxi e levaram a mala de mão da mulher, antes de se colocarem em fuga.
  De acordo com a Agence France-Presse, a mulher disse que as joias deveriam ser expostas no Museu de Arte Moderna de Paris, mas o museu negou.

Blogue "Tu és Moda"






Morte arrasa militar 

Pediu transferência para a Brigada de Trânsito depois de ter atropelado mortalmente ladrão




O militar que matou um assaltante, a 8 de março, nas bombas de gasolina da Repsol, em Serzedo, Vila Nova de Gaia, não recuperou do choque. Desde essa altura nunca mais conseguiu prestar serviço em patrulhas de rua e já foi transferido para a Brigada de Trânsito, a pedido do próprio. O processo-crime – a cargo da PJ do Porto – também o iliba de responsabilidades. As testemunhas garantem que foi o assaltante quem se atirou para a frente do carro e não o contrário. Tudo aconteceu na sequência de um roubo. A mulher do militar foi às bombas comprar tabaco e aquele ficou no carro com o filho bebé. Entrou depois um assaltante que levou todo o dinheiro da caixa em poucos minutos. O militar da GNR entrou em pânico e para proteger o filho ainda saiu do local, enquanto tentava ligar por telefone aos colegas que estavam de serviço. Foi já depois de o ladrão sair da bomba e tentar roubar – sem êxito – os carros dos funcionários das bombas que tudo se precipitou. O militar, que estava de folga, tentou fugir porque temia que o assaltante disparasse, mas acabou por colhê-lo quando ele foi de encontro ao carro. Manuel Serra, de 60 anos, toxicodependente, ficou debaixo do automóvel particular do militar e não resistiu aos ferimentos. O carro, entretanto apreendido, já foi devolvido ao militar da GNR. 
Correio da Manhã


Lisboa acidente faz três feridos graves.
Táxi capotou após embate, ferindo os quatro ocupantes.


Um violento acidente entre dois carros e um motociclo provocou três feridos graves e um ligeiro no centro de Lisboa, ao final da tarde desta quarta-feira. Segundo testemunhas no local, uma viatura de passageiros passou um sinal vermelho no cruzamento entre a Avenida Estados Unidos da América e a Avenida Gago Coutinho, colidindo com um táxi que acabou por capotar com a violência do embate.
O condutor que terá provocado o acidente fugiu do local e os quatro ocupantes do transporte público ficaram feridos, três deles em estado grave. O motociclo acabou também por estar envolvido no acidente, mas os dois ocupantes não sofreram quaisquer ferimentos. "Quando chegámos ao local, tivemos de desencarcerar as quatro vítimas deste acidente, que estavam todas dentro da viatura que capotou" disse ao CM o subchefe Aleixo, do Regimento de Bombeiros Sapadores de Lisboa, referindo ainda que "o condutor do táxi sofreu ferimentos ligeiros e os três passageiros ficaram com ferimentos graves" após este acidente". O subchefe Aleixo disse que todos os feridos "foram transportados para o Hospital de São José" e explicou que as autoridades não sabem "o paradeiro do condutor do outro carro". No local estiveram 18 operacionais dos bombeiros, apoiados por quatro viaturas. A Polícia de Segurança Pública está à procura do condutor do 'Renault Clio' vermelho que terá provocado este acidente. O Núcleo de Investigação de Acidentes da PSP está a investigar o sinistro. 
Correio da manhã

BICICLETA BRITÂNICA CONSIDERADA A MAIS SEGURA DE SEMPRE

Atualmente, cada vez mais são aqueles que preferem a bicicleta para se movimentar na cidade; os ciclistas são até obrigados a respeitar o Código da Estrada, e as ciclovias surgiram um pouco por todo o lado. Para evitar acidentes, o britânico Crispin Sinclair criou a Babel Bike, uma bicicleta que está a ser chamada de a "mais segura de sempre".




A Babel Bike foi produzida a pensar nos ciclistas e inclui uma proteção para eventuais choques com automóveis. O assento está revestido por uma superfície de espuma para dar mais conforto, mesmo nas colisões. Tem também uma buzina, cinto de segurança, espelhos retrovisores, proteções para os pés e sinalização luminosa, incluindo luzes de travões e de mudança de direção.Clica aqui para leres o resto



Projeto de lei esquenta polêmica sobre circulação de táxis no Recife

Taxistas de outras cidades reclamam direito de voltar com passageiros.

Normatização foi discutida em audiência pública na Câmara dos Vereadores.

Foi apresentado, nesta quarta-feira (22), um projeto de lei que atualiza as normas para a circulação de táxis no Recife de outras cidades da Região Metropolitana. A norma, que prevê um contrato entre taxista e passageiro, entre outros pontos, foi mostrado durante audiência pública na Câmara dos Vereadores do Recife. Na ocasião, foi debatida a situação dos táxis de outras cidades que trazem passageiros para a capital pernambucana e querem voltar para a cidade de origem também com passageiro.
O Projeto de Lei 50/2015 prevê que os taxistas de outras cidades só possam entrar com clientes no Recife se assinarem um contrato prévio, que seria um formulário padrão onde constaria origem e destino, com nome e identificação do cliente e do taxista. O texto sugere ainda a utilização de um aplicativo, que ainda precisa ser desenvolvido, onde o motorista dá entrada através de GPS informando de onde saiu e qual seu destino, também identificando o cliente. Isso seria firmado através de um convênio entre as cidades.

Taxis turísticos e taxi da sorte de Kyoto - "Vidasemvoltas"




Uber cede á pressão na Alemanha e cobra tarifas semelhantes á dos táxis.

A Uber cedeu perante a justiça Alemã e vai alterar os termos e condições do serviço Uberpop que permite que qualquer condutor, funcione como motorista privado. Mas, mais importante, este pode ser um precedente na Europa Clique aqui para continuar a leitura




TÁXIS NO AEROPORTO DE BARAJAS - MADRID

Depois de muitos protestos e pedidos para aumentar o valor do serviço mínimo no Aeroporto de Barajas em Madrid, desde 7 de Janeiro, Leia aqui a noticia que há um preço fixo para o serviço de táxi até ao centro da cidade. A distância é aproximadamente 21 kms e o preço agora tabelado é de 30€, se fizermos a comparação para os preços praticados em Lisboa, por exemplo um serviço de 21 kms equivale a uma distância do Aeroporto da Portela até Rio de Mouro e o preço do táxi em Lisboa para este trajeto é +/- de 23€, chegamos á conclusão que os nossos preços de táxi em Lisboa são mais caros do que em em Madrid. Mas, estou de acordo que também nós tenhamos uma tarifa mínima para o centro da cidade, mas tenho grandes dúvidas quanto ao valor, se o mínimo fôr colocado por exemplo em 15 €, para quem está tanto tempo parado á espera na praça de táxis do Aeroporto, continua a ser insuficiente e continuamos a ter o velho "problema", suponho que para todos ficarem contentes seria um serviço mínimo de 25€, mas aí, acabava um problema e começava outro, é que toda a gente queria ir para a praça de táxis do Aeroporto. Suponho que este é um dos maiores entraves para que seja tabelado um serviço mínimo na Portela.
Jorge Silva





PROCESSO Uber acusada nos estados unidos de descriminar invisuais



A Uber tem 14 dias para se defender de um processo que lhe foi movido por uma associação de defesa dos direitos de deficientes norte-americana. O processo que chegou a um tribunal do estado da Califórnia, recebeu o aval do juiz Nathenael Cousins.
Em causa está a obrigação da Uber sendo um serviço de transportes de não descriminar pessoas com deficiências, uma regra consagrada no Americans With Disabilities Act. como dá conta a agência Reuters. Até esta segunda feira a Uber ainda não tinha respondido ás questões da Reuters. Já Aaron Zisser um dos advogados que preparou o processo que deu entrada em tribunal, adiantou que os queixosos estão satisfeitos com a decisão.
A Uber "é um serviço muito popular e é importante  que os utilizadores com animais de serviço (como os cães guias) possam beneficiar do serviço como todas as outras pessoas", acrescentou.

In "Noticias ao minuto"


A FIAT CRIA WI-FI ATIVADO PELO CINTO DE SEGURANÇA EM TÁXIS

Hoje a imprensa acordou com a notícia de que a Fiat irá lançar uma ação, durante esta semana, que permite detetar quando o cinto de segurança do banco traseiro dos táxis não é utilizado corretamente. Segundo o Adnews Brasil, a marca pretende reforçar a sua estratégia de promoção do trânsito mais seguro e consciente através de uma iniciativa teste, em São Paulo, no Brasil, intitulada “Wi-Fi Salva Vidas”. A iniciativa, resultado de uma parceria com a Leo Burnett Tailor Made, a Isobar e a rede Use Taxi, consiste na instalação de dispositivos Wi-Fi em alguns carros da frota, que virão com um sensor que deteta quando os cintos de segurança no banco de trás não estão presos.
Depois da mudança de visual, a aplicação WhatsApp diz ter atingido a marca dos 800 milhões de utilizadores mensalmente ativos em todo o mundo. Quem o diz é o Huffington Post que refere que Jan Koum, diretor executivo e co fundador da marca escreveu na sua página pessoal do Facebook que “é preciso destacar que há uma diferença entre número de pessoas registadas num serviço web e o número de pessoas que realmente o utiliza”. Mark Zuckerberg, diretor executivo e co fundador do Facebook, que comprou o WhatsApp num acordo de 22 mil milhões de dólares (cerca de 20 mil milhões de euros), no ano passado, afirmou que espera que a empresa seja um contribuinte importante para o negócio da rede social.
O Spotify acaba de lançar a Targeting Playlist, uma solução que permite às marcas utilizarem esses dados para atingir o público alvo, noticia o Advertising Age. A aplicação já permitia escolher listas de música por atividade ou “mood”, agora a nova lista faz parte de um conjunto de capacidades do “Spotify Audience Targeting”, funcionalidade que permite às marcas a criação de campanhas com precisão de público-alvo,  através da segmentação . Para Jeff Levick, diretor executivo do Spotify, “estas soluções de segmentação com base em ricas percepções comportamentais combinadas somadas à nossa presença global em 58 mercados dá às marcas uma forma sem precedentes para alcançar os consumidores de streaming”.

A Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) diz estar preocupada com a greve na TAP. O Público noticia que a AHP já reportou diversos cancelamentos de estadias em Lisboa e no Porto, referindo mesmo que o impacto da paralisação irá para além dos dez dias definidos pelo sindicato dos pilotos, afetando 325 mil hóspedes. Henrique Veiga, presidente da AHP, diz que os “hóspedes estrangeiros que deverão deixar de voar pela companhia portuguesa devido à paralisação irão opar por destinos correntes. Falamos de um milhão de dormidas e 300 milhões de euros de receitas por via da exportação”, afirma acrescentando que os impactos se prolongam durante 20 dias, afetando ligações antes e após o período de greve.





OITO MORTOS EM SEDE DE CLAQUE

Dois homens armados dispararam a matar


Um ataque à sede de uma claque do Corinthians em São Paulo custou a vida a oito pessoas na noite de sábado. Segundo a polícia, sete das vítimas foram baleadas na cabeça e morreram no local. A oitava vítima conseguiu fugir e veio a morrer no hospital. Testemunhas afirmam que dois homens armados invadiram a sede do Pavilhão Nove, junto à marginal Tietê, pelas 23h00. Os assassinos mandaram todas as pessoas deitar-se no chão e abriram fogo, baleando sete homens na cabeça. Uma das vítimas conseguiu sair do local e acabou por desmaiar numa bomba de gasolina, de onde foi levada para o Hospital das Clínicas, onde veio a morrer dos ferimentos. As mortes aconteceram em véspera do clássico entre o Corinthians e o Palmeiras, uma das semifinais do campeonato paulista de 2015. Os dados iniciais da investigação excluem, contudo, a possibilidade de a rivalidade entre as claques dos dois clubes estar na origem do crime. Uma das vítimas é Fabio Neves Domingos, detido por 100 dias, em 2013, na Bolívia, após a morte de uma criança atingida por um very-light no jogo Corinthians-San Jose, a contar para a Taça Libertadores da América. A claque Pavilhão Nove foi fundada em 1990, no âmbito de trabalho social na cadeia de Carandiru. 

Noticia do Correio da Manhã





AS AUTO-ESTRADAS PESAM MAIS NO INTERIOR



As autoestradas do interior foram as que mais renderam em portagens nos primeiros três meses do ano. As duas ex-Scut das Beiras (A23 e A25) e a do Interior Norte (A24) geraram receitas de 26,2 milhões de euros de janeiro a março.

                                          Só em 3 meses a A25 gerou 11,5 milhões de Euros             José Mota/Global Noticias

Ao todo, a Estradas de Portugal (EP) ganhou 76,3 milhões de euros em portagens neste período, sendo que as ex-Scut foram responsáveis por 70% deste valor. Ou seja, as vias do Interior são responsáveis por quase um terço da receita.


As duas vias mais rentáveis foram a A25 (Aveiro/Vilar Formoso) e a A23 (Torres Novas/Guarda), com receitas de 11,5 e 10,5 milhões de euros, respetivamente. Além do número de veículos, também o tipo de tráfego terá sido decisivo para esta elevada rentabilidade.

Notícia publicada no J.Notícias




HÁ 24 PORTUGUESES ENTRE OS 24 CRIMINOSOS MAIS PROCURADOS DO MUNDO


Há quase um mês que o Ministério Público emitiu mandados de detenção internacionais contra seis jihadistas do Estado Islâmico com nacionalidade portuguesa. Mas na lista dos mais procurados da Interpol – onde estão 24 nomes lusos – não consta nenhum dos terroristas que estarão a combater na Síria. Na página da internet da organização policial, que reúne as autoridades de 190 países, constam nomes como Duarte Lima – sem foto e atualmente a viver na sua casa de sempre em Lisboa – ou Telma Garcia, a médica portuguesa já presa no Brasil, para onde fugiu depois de tentar matar o marido na Suíça. Mas em lado nenhum constam os nomes e os rostos dos irmãos Edgar e Celso Rodrigues da Costa, Nero Saraiva, Fábio Poças, Sandro Monteiro ou Sadjo Turé (nascido na Guiné-Bissau, mas que cresceu em Massamá). No entanto, sabe o CM, a ausência destes nomes na lista dos mais procurados não implica um desconhecimento dos mandados por parte da Interpol. Tal como o CM noticiou, os mandados de detenção são automaticamente inseridos na base de dados da Interpol e do sistema Schengen, pelo que se os portugueses forem identificados e localizados poderão ser detidos e extraditados para Portugal. 

 Noticia do Correio da Manhã



ESTE SMART ESTAVA A ESTORVAR, VEJA ENTÃO O QUE ESTES CINCO FAZEM AO CARRO





Colisão faz um morto e dois feridos graves:



Uma colisão entre três veículos ligeiros ao quilómetro 67 na Estrada Nacional 125, na Guia, concelho de Albufeira, causou, este domingo, um morto e dois feridos graves, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS)de Faro. O alerta foi dado às autoridades pelas 15h34 tendo sido enviados para o local 17 veículos e 37 operacionais entre bombeiros de Albufeira e Messines, INEM, Brigada de Trânsito de Albufeira da GNR e a empresa Rotas do Algarve que gere a EN 125. Fonte do comando territorial da GNR de Faro confirmou apenas a colisão frontal entre dois veículos junto ao Algarve Shopping, na zona de Vale Verde, freguesia da Guia. A vítima mortal, tinha 48 anos e é do sexo masculino. Os feridos graves foram encaminhados para o Hospital de Faro, adiantou o CDOS de Faro. O trânsito esteve condicionado durante algum tempo, adiantou a mesma fonte da GNR

Correio da Manhã




As cores dos táxis

Há pequenas coisas que denotam a deterioração da autoridade do Estado.
Há uns anos, os táxis deixaram de ter as tradicionais cores verde-e-preto para passarem a uma cor amarela, tipo areia. À época, recordo-me de ter ouvido sólidos argumentos em favor da opção por essa nova cor. Agora, de há uns meses a esta parte, verifico que os táxis regressaram ao verde-e-preto. Imagino que haja outras luminárias a avançar especiosas razões favoráveis ao regresso a essas cores originais, seguramente contradizendo em absoluto as anteriores.
A minha questão é, porém, outra. Enquanto, na anterior versão verde-e-preto as cores eram únicas, agora o verde usado nos táxis parece ter sido deixado "à vontade do freguês". Hoje, durante alguns minutos no aeroporto, dei-me conta de, pelo menos, seis tons de verde utilizado. Alguns deles são, de forma propositada, tão escuros que quase se aproximam da cor preta. Outros vão desde evidentes espécies de azul ao verde claro "saloio", passando verde "elegante" (do Sporting, claro).

A minha pergunta é simples: é normal esta variedade ou trata-se de uma padronização falhada? Ou será que o Estado tem medo aos taxistas? Ou isto já é produto da doutrina liberal "in the making"?

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